O
PODER DA PROPAGANDA
Será
que manter os investimentos em publicidade também em períodos de recessão
é mesmo vital para garantir o sucesso de uma marca?
Segundo estudo que acaba de ser divulgado na Inglaterra, coordenado pelo
inglês Stephan Buck, diretor
da consultoria Taylor Nelson Sofres (TNS): cortar publicidade é cortar a
pele das marcas.
Primeiro, Buck analisou o que ocorreu com as marcas líderes de 26 de
diferentes parteleiras entre 1975 e 1997 -
um período de ascensão das marcas próprias no mercado. Com
investimentos em mídia inalterados quase três quartos das 26 marcas
pesquisadas garantiram sua posição. Mais:
O
estudo revelou que metade delas, justamente as que mais carregam em publicidade nas três recessões ocorridas no período,
ampliaram sua fatia.
O
quadro mudou completamente no período seguinte, compreendido entre 1997 e
2001. As marcas próprias do varejo enfraqueceram-se. A publicidade para
promovê-las foi reduzida, cortando violentamente suas verbas. Resultado:
As
perdas de participação de mercado das líderes foram proporcionais ao
corte na publicidade.
NÃO DEIXE A CRISE ABALAR SEUS NEGÓCIOS.
Fonte:
Exame - 27 Nov. 2002 |